Oportunidades educativas e envelhecimento bem-sucedido: as oficinas para maiores de 55 anos

Resumen

Ao longo das últimas décadas o desenvolvimento de um significativo número de estudos têm vindo a evidenciar que a educação na e com a terceira idade constitui um poderoso instrumento no processo de envelhecimento bem-sucedido. Este texto apresenta os resultados de um projeto de investigação/intervenção desenvolvido numa Oficina para maiores de 55 anos, criada ao abrigo de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, do norte de Portugal, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento bem-sucedido. O projeto integrou um grupo de treze adultos e adultos idosos em processo de reforma ou pré-reforma com idades compreendidas entre os cinquenta e seis e os setenta e sete anos de idade. Com base nas metodologias intrínsecas ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico e seguindo as diretrizes do método de investigação-ação-participativa, enquanto promotoras da motivação e participação dos agentes sociais, a intervenção baseou-se na dinamização de três oficinas, cujas atividades proporcionaram momentos de educação/aprendizagem, convivialidade, interação social e lazer, aumentando o bem-estar dos participantes. Os resultados revelaram uma incontornável relação entre educação e envelhecimento bem-sucedido, evidenciando resultados positivos ao nível das aprendizagens, do convívio e otimização dos tempos livres e da amenização da solidão e aumento de bem-estar.

Palavras chave:

Envelhecimento bem-sucedido, educação, oficinas para maiores de 55 anos.

 

RESUMEN

Durante las últimas décadas, el desarrollo de un número significativo de estudios ha demostrado que la educación en y con la tercera edad representa un poderoso instrumento en el proceso de envejecimiento exitoso. Este trabajo presenta los resultados de un proyecto de investigación/intervención desarrollado en un Taller para mayores de 55 años, creado bajo una Institución Privada de Solidaridad Social, en el norte de Portugal, cuya finalidad se centró en la promoción del envejecimiento exitoso. El proyecto incluyó a un grupo de trece adultos y adultos mayores en proceso de jubilación o prejubilación con edades comprendidas entre los cincuenta y seis y los setenta y siete años. A partir de las metodologías del paradigma de investigación cualitativa hermenéutico-interpretativa, y las directrices del método de investigación-acción-participativa, la intervención se basó, en la dinamización de tres talleres, cuyas actividades proporcionaron momentos de educación/aprendizaje, convivencia, interacción social y ocio, aumentando el bienestar de los participantes. Los resultados evidenciaron una relación inevitable entre educación y el envejecimiento exitoso, mostrando resultados positivos en términos de aprendizaje, interacción y optimización del tiempo libre y el alivio de la soledad y aumento del bienestar.

Palabras clave

Envejecimiento exitoso, educación, talleres para mayores de 55 años.
Publicado
2021-11-16
Cómo citar
Pinto Antunes, M. C. (2021). Oportunidades educativas e envelhecimento bem-sucedido: as oficinas para maiores de 55 anos. Revista Conrado, 17(83), 361-369. Recuperado a partir de https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2106